Moradores de BANGU e de ITABORAI já desfrutam de novas instalações das Varas Cível, Criminal e Família da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro
Postado dia 26 de Agosto de 2010 às 13:49:43

Os defensores públicos das Defensorias das Varas Cível, Criminal e Família de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Rosimeire Andrade Cavalcante, Marcela de Azevedo Barros, Carlos Ribeiro dos Santos Junior, Leonardo Meriguetti Pereira, Marcia Cristina Nunes Pereira, Maythe Maria Gammaro Reis Madureira, Ruy Walter D\'Almeida Junior, Vander da Silva Antunes, Alessandra Rodrigues Papa, e Milton Carlos Alibert Marchi já realizam atendimento ao público, a partir desta segunda-feira, 23, nas novas instalações da Defensoria Pública de Bangu.
O novo espaço, localizado na Rua Silva Cardoso, 198, Bangu, ocupa uma área de 513m2 e atende aos padrões que a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro vem realizando em seus órgãos de atendimento à população em todo o Estado. A solenidade de inauguração da nova sede das Varas de Bangu, nesta segunda-feira, quando o Defensor Público Geral Dr. José Raimundo Batista Moreira descerrou a placa junto ao defensor público titular da 1ª Vara Cível de Bangu Dr. Ruy Walter D’Almeida Junior, foi bastante comemorada pelos defensores públicos que compareceram à cerimônia.
O novo órgão dispõe de áreas de espera com capacidade para até cento e vinte assistidos, salas de apoio, todas elas climatizadas e devidamente mobiliadas, além de mais sete amplos gabinetes acoplados à salas de apóio de funcionários e estagiários, onde os defensores públicos dispõem de equipamentos de informática, ar refrigerados tipo split, cabeamento de rede e de telefonia e mobiliários novos, tudo para que o assistido tenha atendimento de qualidade e com conforto. O espaço conta ainda com bebedouros com água gelada e banheiros adaptados para idosos e deficientes físicos. Segundo o Defensor Público Geral do Estado Dr. José Raimundo Batista Moreira as novas instalações que abrigam as Varas Cível, Criminal e Família, inaugurada esta semana são a realização de uma promessa de campanha, mais uma sede moderna e equipada com tudo que há de moderno e necessário para o Defensor, funcionário, estagiário e, principalmente, o assistido.
– Quando visitei a Defensoria de Bangu em final 2006, fiquei chocado com aquela multidão se espremendo em um beco de escada, acesso íngrime e difícil para uma pessoal normal, inatingível ao deficiente e idoso. Lembro-me que enquanto estava lá presenciei um desmaio de uma assistida, cena comum, segundo informação, naquele espaço indigno que abrigava não só as varas como também os núcleos cível e família, no insuportável calor de Bangu. Se hoje estava ruim, após a saída dos núcleos, imagine na época, com tudo junto. – disse o Defensor Público Geral do Estado, e acrescentou: – Ao final de 2008, transferi o núcleo cível e família para o Rio Poupa Tempo, dentro do shopping, num espaço de 230m², totalmente climatizado e instalado pelo Governo do Estado, com todo equipamento de informática, xerox, telefone, mobiliário moderno, call centers e, principalmente, funcionários treinados. Continuamos lá, e o atendimento é motivo de orgulho para todos nós, pois bate a marca de 450 atendimentos diários, sob a coordenação de duas valiosas colegas, Ana Rosemblat e Letícia Kirchhoff. Agora, a transferência das Varas para espaço novo, instalado no padrão atual da DPGE, completamos um ciclo de total renovação das instalações das Defensorias de Bangu, o que nos orgulha muito. – concluiu o Dr. José Raimundo Batista Moreira.
 
Poupa Tempo
 
O Núcleo de Primeiro Atendimento de Bangu da Defensoria Pública do Estado, inaugurado em 2009, no Poupa Tempo, continua prestando bons serviços à população de Bangu e adjacência. “É um orgulho para nós e para o Governo, onde a Defensoria tem lugar de destaque nos relatórios daquele órgão de atendimento concentrado de todos os serviços públicos do Estado”. – enfatizou o Defensor Público Geral do Estado do Rio de Janeiro Dr. José Raimundo Batista Moreira.
 
Itaboraí também ganhou novas instalações
 
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro tem se esforçado nestes últimos anos para levar à população do Estado melhores condições de atendimento aos seus assistidos, para tanto vem realizando obras de melhorias em seus órgãos de atuação, seja na capital ou nas comarcas do interior do Estado, como é o caso das Varas em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro localizado na Rua Liajane Carvalho Silva, s/nº, loteamento Nancilândia, Areal, Zona Urbana, 1º Distrito de Itaboraí. O novo prédio passou recentemente por uma grande reforma e a população já desfruta desse bom e confortável atendimento, juntos com os Defensores, funcionários e estagiários.
O prédio da Defensoria em Itaboraí funciona em uma casa de dois pavimentos, com área de 289m², na mesma rua do núcleo recentemente instalado. Desta vez, – afirma o Dr. José Raimundo Batista Moreira. – cumprimos a notificação do TJ para desocupar o Fórum na totalidade – já havíamos saído com o núcleo – o que deu conforto e agilidade ao atendimento já que não mais será necessário dividir o irrisório espaço anterior com o núcleo. Com as novas instalações ganharam todos, principalmente o assistido porque certamente, cada uma trabalhando em espaço próprio, a celeridade e os resultados positivos virão. Ademais disto, é mais uma independência do TJ. Agora ninguém mais esbulha ou toma nossos espaços. Aonde estamos somos benvindos e não mais servidores indesejáveis como fomos tratados pelo Sr. Diretor do Fórum, neste caso específico.
 


Busque noticias anteriores